O dia em que assisti à gravação de The Big Bang Theory

Los Angeles é reconhecida como a capital mundial de cinema. Lar dos grandes astros, da premiação dos Oscars, dos grandes estúdios e das paisagens que todos nós já vimos uma vez em algum seriado ou filme. Depois de anos desde a minha primeira visita à cidade, finalmente consegui a experiência hollywoodiana que faltava: assistir à gravação da minha sitcom favorita, The Big Bang Theory.

Conseguir uma entrada parece impossível, mas não é. Só exige um certo planejamento e, dependendo da série, sorte. No caso da série The Big Bang Theory – atualmente a comédia mais vista da TV – os ingressos são liberados cerca de um mês antes das gravações no site TVTickets.com, pontualmente às 8h30 no horário de Los Angeles. E são tão concorridos que os ingressos acabam em poucos minutos e o site é derrubado de tantos acessos simultâneos. Há uma boa chance de, quando você finalmente conseguir ver a página, os ingressos já terem esgotado.

Só para ter uma noção, para conseguir os ingressos fiquei atualizando a página desde dez minutos antes em dois computadores. Quando finalmente ver a página com o formulário, preenchi o mais rápido que podia e o enviei, esperando que o sistema não saísse do ar antes de confirmar minha entrada. E o pior: se você vai acompanhado, como foi meu caso, é necessário preencher um formulário para cada pessoa.

Finalmente aparece na tela o ticket para assistir à gravação. Foi só imprimir, planejar e curtir o restante da viagem, e torcer para que a gravação do dia não fosse cancelada. Yup, isso poderia acontecer.

Já em Los Angeles, minha irmã e eu decidimos por alugar um carro para ir à gravação. Seria mais fácil, já que não é possível entrar com qualquer objeto eletrônico nos estúdios (obviamente por conta de spoilers e direitos autorais) e estávamos hospedados em Santa Monica, longe do estúdio. Para ir e voltar sem carro seria necessário pegar três ônibus, o que seria arriscado, ou gastar uma fortuna andando de táxi. Quem participa das gravações pode deixar o carro em uma garagem para visitantes gratuitamente.

Caixa d'água da Warner Bros.

A tradicional caixa d’água da Warner Bros., lar dos Animaniacs

As gravações da série The Big Bang Theory acontecem nos estúdios da Warner Bros., em Burbank, nos arredores de Los Angeles. Aproveitamos o dia por lá para fazer o tour pelo local. Para os fãs de sitcoms, você pode tirar fotos no cenário do “Central Perk”, de Friends, ver como era o cenário de Two and a Half Man, e tirar uma foto segurando uma estatueta do Oscar autêntica!

Na saída do estacionamento há uma área em que o staff da empresa que cuida do auditório checa seus dados. Depois é só receber o carimbo de tinta invisível, e acompanhar o responsável até a primeira revista de segurança.

Entrando no estúdio, caso esteja portando celulares ou outros objetos eletrônicos é necessário desligá-los e deixá-los com o staff da segurança. Depois é só pegar o programa do episódio – uma folha com as informações do episódio e dos atores da série – e se acomodar.

The Big Bang Theory - Programa

Programa do episódio distribuído à plateia (Foto: Matheus Misumoto)

Estive na gravação do segundo episódio da nona temporada, “The Separation Oscillation”. Naquele dia quem estava na plateia teve a oportunidade de assistir à season premiere, ou seja, o primeiro episódio da temporada, mais de um mês antes de ir ao ar na TV americana!

A noite de gravações tem um apresentador, que tem a missão dar o contexto da cena que está sendo gravada, além de entreter o público e mantê-lo animado durante os intervalos entre uma cena e outra. Uma função importante, já que a gravação de um episódio pode durar mais de duas horas, e as risadas que aparecem na TV são realmente das pessoas que estavam assistindo no set.

Após a apresentação dos atores principais e convidados, as gravações começam de fato. Só é possível ver apenas os cenários da sala do apartamento da Penny, o famoso corredor com o elevador quebrado, e o apartamento de Sheldon e Leonard. Outras cenas são gravadas anteriormente ou em cenários espalhados pelo estúdio onde não é possível enxergar. Todas as cenas podem ser vistas nos monitores espalhados pela plateia.

Algumas cenas são gravadas mais de uma vez, para ter mais uma opção na edição caso necessário, ou para escolha entre pequenas mudanças no texto. Outras, por conta dos erros de gravação, os famosos bloopers, que aparecem nos extras dos DVDs. E, quando isso acontece, a plateia tenta reagir como se estivesse assistindo pela primeira vez.

Em um dos intervalos entre uma cena e outra acontece a pausa para o lanche, com pedaços de pizza e água. Nos outros, o animador interage com o público, que é convidado a se apresentar, dançar e declarar sua paixão pela série. Naquele dia, havia um funcionário da NASA e pessoas de várias partes do mundo gargalhando junto. Houve também uma parte em que os atores Johnny Galecki (Leonard) e Kaley Cuoco (Penny) chegaram bem perto do público para agradecer o sucesso da série.

Como o episódio não foi ao ar aqui no Brasil no momento em que escrevo, não vou dar spoilers sobre o que aconteceu. Mas posso dizer por enquanto que a primeira cena do episódio foi uma das mais empolgantes. Se Los Angeles estiver nos seus planos de viagem, assistir à gravação de uma sitcom vale muito a pena. Além de ser uma experiência hollywoodiana gratuita, é uma chance de ver seus astros favoritos bem de pertinho e em ação, além de fazer parte da história da televisão americana.

Imagem destaque: Posando em frente ao pôster da série The Big Bang Theory na Warner Bros. Studios.

2 comentários

  • maria de fatima barao

    Ola Mateus,

    Estive em Los Angeles este ano, em setembro, infelizemente so soube dessa possibilidade quando estava visitando a Warner. Mas amo Big Bang Theory e desejo muito assistir a gravacão. Mas diferente da maioria dos fãs, não sou jovem, tenho 57 anos… e não entendo muito deste aparato todo de entrar na pagina, atualizar, etc…
    Ja entrei no site vi que janeiro e fevereiro inclusive os tickets estão SOLD OUT, é possivel?
    Mesmo fevereiro? E como faco para descobrir novas datas de gravacão?
    Please help me…

    Responder

    • Oi, Maria. Desculpe a demora na resposta.
      Quando os tickets aparecem como “sold out”, significa que estão esgotados. Existe um link no site chamado “future dates”, onde eles listam as datas previstas das próximas gravações.
      Geralmente eles os liberam 30 dias antes da gravação, por volta das 8h30 (horário local de Los Angeles). Como esta série é bem concorrida, os tickets esgotam em poucos minutos. Boa sorte!

      Responder

Deixe uma resposta

FOLLOW ME

  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Flickr
  • YouTube
  • Google+
  • Campuse.ro
  • RSS