CoFesta no Brasil!

Começou nesta sexta-feira (12), em São Paulo, o “CoFesta in Brasil”. É a primeira edição brasileira do evento, que acontece todo ano no Japão e é considerado uma das maiores convenções em conteúdo de entretenimento do mundo. Está aberto ao público até domingo (14), na Bienal do Ibirapuera, com ingressos a R$ 25,00.

O Japan International Contents Festival traz a última palavra no mercado da diversão e da tecnologia.  E, na edição brasileira, soma-se ao cardápio, lógico, a cultura pop japonesa.

Um dia antes da abertura, o evento foi exclusivo para empresários e imprensa, dedicado à cerimônia de abertura e rodadas de negócios. Mas quem for lá vai poder conferir em primeira mão as tão faladas televisões e projetores 3D – que já devem chegar aos Estados Unidos ainda neste ano. Ainda não se sabe quando ao certo os aparelhos chegam por aqui, mas a Rede Globo já fez testes de captação e transmissão ao vivo desta tecnologia durante o carnaval. E planeja transmitir, em circuito restrito, alguns jogos da Copa do Mundo.

O CoFesta também terá uma sala de cinema 4K, de altíssima definição. Também apelidado de “cinema do futuro”, traz uma resolução de 4096×2160 pixels. Ou seja, 4 vezes maior do que a Full HD (1080), e 24 vezes maior do que uma transmissão convencional (480 linhas). A Sony também vai levar os seus PlayStation 3 para os visitantes jogarem. Segundo o twitter da organização, a Nintendo terá também os DSiLL disponíveis. É claro, acompanhado dos últimos lançamentos.

O evento terá também uma premiação de design. Na área do animê e mangá, o CoFesta terá exposições, concurso cosplay, animekê (karaokê com temas de desenhos animados japoneses), e mangás disponíveis para leitura. “Astro Boy”, “Yu-Gi-Oh” e “Os Cavaleiros do Zodíaco – The Lost Canvas” serão alguns dos animês exibidos.

Entretanto, o destaque fica para a apresentação de três artistas japonesas. Dentre elas, Piyo Rabbie, Miki Maruyama, e a mais esperada, Yoko Takahashi. As três farão diversos pocket shows durante os três dias.

Yoko Takahashi é a cantora do tema de abertura da série Neon Genesis Evangelion, um dos animês mais importantes e cult de todos os tempos, dentre outros temas de animês. “Zankoku na Tenshi no Teeze” é uma música que está presente na minha playlist há muito tempo. Dá uma olhada na apresentação dela em um programa de TV japonês, que de quebra mostra um trecho da abertura:

E pensar que muito disso se deu graças à explosão da cultura animê no Brasil e à Internet. Quem imaginaria que este festival aconteceria há 10 anos atrás, quando havia troca de VHS? Naquela época não existiam fansubbers que distribuíam os episódios horas depois de serem exibidos. E o que dizer então há 20 anos, antes de Cavaleiros do Zodíaco causar o “boom” da animação japonesa no Brasil?

Quem realiza o “CoFesta in Brasil” é o Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão (METI), apoiado por diversas entidades representativas dos setores de música, audiovisual, games, entre outros. Mais informações no site oficial do evento.

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

FOLLOW ME

  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Flickr
  • YouTube
  • Google+
  • Campuse.ro
  • RSS