Embaixador do Japão visita Associação Japonesa de Santos

A Associação Japonesa de Santos recebeu a visita do embaixador do Japão no Brasil, Kunio Umeda, na sexta-feira (14). Foi a primeira passagem pelo diplomata na cidade desde que chegou ao País, em março deste ano.

Umeda chegou à cidade pela manhã e fez sua primeira parada na sede da Associação Japonesa de Santos, onde foi recepcionado pelo presidente, Alcides Tadaki Sekitani, diretores e por representantes das demais entidades nipo-brasileiras da cidade. O embaixador demonstrou interesse pela história e pelo cotidiano da entidade e conheceu as dependências da sede. Inclusive a escola de língua japonesa da Associação, que chamou a atenção do representante máximo do governo japonês no Brasil.

A próxima parada de Umeda foi a escultura de Tomie Ohtake e o monumento à imigração japonesa, ambos localizados no Parque Municipal Roberto Mário Santini, no Emissário Submarino. A inauguração da escultura da artista plástica foi realizada em 2008, durante as comemorações do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, com a presença do príncipe-herdeiro do Japão, Naruhito.

Visita do Embaixador do Japão na AJS

Foto oficial da visita do Embaixador do Japão no Brasil à sede da Associação Japonesa de Santos (Foto: Matheus Misumoto)

Em seguida, embaixador fez questão de fazer uma rápida visita ao Memorial das Conquistas do Santos Futebol Clube, antes do almoço oferecido no Estrela de Ouro FC. O vice-presidente da Associação Japonesa de Santos e presidente da Câmara Municipal, Sadao Nakai, também participou junto com as demais autoridades no almoço oferecido no clube nikkei.

Após o almoço, Umeda fez um pronunciamento a todos os presentes lembrando a comemoração dos 120 anos de Amizade Brasil-Japão, que acontecerá em 2015. Ele destacou a importância da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos no Brasil, e a cooperação visando as Olimpíadas de 2020 em Tóquio. Ressaltou os esforços em fortalecer a cooperação do governo japonês com a comunidade nipo-brasileira, como intercâmbios acadêmicos e envio de voluntários da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) para o País.

Kunio Umeda também solicitou o envolvimento da comunidade e entidades nipo-brasileiras nas atividades dos 120 anos de relações diplomáticas entre os dois países, citando parte do plano de eventos comemorativos e abrindo espaço para que as entidades também participem organizando ações que possam receber a chancela comemorativa.

Do Estrela de Ouro Futebol Clube, a comitiva seguiu escoltada pela guarda do Porto de Santos até o Armazém 14, local onde o Kasato Maru atracou no cais santista e deu início à imigração japonesa no Brasil. No local encontra-se um monolito com o sobrenome e local de origem das famílias que desembarcaram daquele navio em 18 de junho de 1908.

A última parada do embaixador na cidade foi no Santos Kosei Home, casa de repouso mantido pela comunidade nipo-brasileira através da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo (Enkyo). Ele discursou para os internos e autoridades, visitou as dependências da entidade e conversou com representantes e voluntários antes de seguir de volta para São Paulo.

Originalmente publicado no site Associação Japonesa de Santos / CC BY 3.0

Imagem destaque: Embaixador do Japão no Brasil, Kunio Umeda, visitou pontos turísticos ligados à cultura japonesa em Santos (Foto: Matheus Misumoto)

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

FOLLOW ME

  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Flickr
  • YouTube
  • Google+
  • Campuse.ro
  • RSS