Três reportagens, três histórias, um repórter universitário

Um dia desses, estava relembrando alguns dos trabalhos de faculdade. Dentre as reportagens, três são especiais. É impossível criar um ranking entre elas, por isso coloquei em ordem cronológica.

São três daquelas reportagens que me deram o verdadeiro sabor do jornalismo. Mais do que fatos, são histórias.

“Troféu de Guerra” (2006)

Portifolio - "Troféu de Guerra"A reportagem conta a história de um casarão no bairro Vila Mathias, em Santos. Ali funcionava uma escola japonesa, que foi confiscada pelo governo na Segunda Guerra Mundial. Desde então, a comunidade nipo-brasileira tenta a retomada do imóvel, que já serviu de anexo à Junta de Serviço Militar.

Seis meses depois da reportagem, a Secretaria de Patrimônio da União concedeu, por tempo indeterminado, permissão de uso do imóvel para a Associação Japonesa de Santos.

O imóvel abriga hoje a sede da associação, e foi ponto de parada do príncipe-herdeiro do Japão, Naruhito, em Santos. A visita aconteceu durante as comemorações do Centenário da Imigração Japonesa, no ano passado. O casarão abriga algumas atividades culturais e cursos, além de reuniões. A entidade ainda luta pela posse definitiva, para transformar o local em centro cultural e memorial da imigração japonesa.

A reportagem foi realizada para a disciplina “Gêneros Jornalísticos”, durante o segundo ano do curso de Jornalismo.

“Do front para a sala de aula” (Primeiro Texto, 2006)

Portifolio - Primeiro Texto - "Do Front para a sala de aula"A reportagem conta a história de um professor de inglês e francês da Unisanta. O curso é aberto à comunidade com mensalidades acessíveis, e é sempre muito procurado. Já fui aluno dele, inclusive.

Entretanto, o professor de hoje é um engenheiro formado pela academia militar canadense. Já participou da Guerra do Golfo e em missões pela Organização das Nações Unidas. Torcedor fanático do Santos Futebol Clube, ele também divide as aulas com o hobby de DJ.

O trabalho fez parte da edição especial “Perfis” do Primeiro Texto, jornal-laboratório produzido por alunos do segundo ano da faculdade de Jornalismo da Unisanta. A edição foi distribuída no encontro do CEPOLI – Centro de Estudos e Pesquisas de Órgãos Laboratoriais Impressos dos Cursos de Jornalismo.

“Geração AnimeSongs” (2008)

Geração AnimeSongs - DVDsDocumentário acadêmico em formato curta-metragem realizado como Trabalho de Conclusão de Curso. O filme aborda o sucesso da cultura pop japonesa no Brasil, tendo como foco a trilha sonora de séries de desenhos animados (animês) e de super-heróis (tokusatsus) – os AnimeSongs.

No Japão, os AnimeSongs são considerados um gênero musical. Aqui no Brasil, fazem sucesso entre os fãs as músicas-tema de Cavaleiros do Zodíaco, Dragon Ball Z, Jaspion e Changeman.

O filme foi gravado durante o ano comemorativo do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, e tem como cenário o show do grupo JAM Project, especializado em AnimeSongs,em São Paulo durante turnê mundial.

O personagem do documentário é Ricardo Cruz, cantor de AnimeSongs e membro convidado do JAM Project. A pesquisadora Sonia Luyten, especialista renomada, também faz parte do filme.

É um dos únicos documentários sobre essa vertente da cultura japonesa no Brasil. E talvez o primeiro sobre o gênero.

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

FOLLOW ME

  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Flickr
  • YouTube
  • Google+
  • Campuse.ro
  • RSS