Quais devem ser as prioridades para um mundo melhor?

Kindergarten Child in Myanmar  (Foto: UN Photo/Kibae Park - CC BY/NC/ND)

Criança pratica sua escrita durante aula em Myanmar (Foto: UN Photo/Kibae Park – CC BY/NC/ND)

Educação de qualidade, melhoria nos serviços de saúde, melhores oportunidades de trabalho, um governo honesto e atuante, e acesso à água potável e saneamento. Estas são, em ordem de importância, as questões que devem ser prioritárias para os líderes mundiais, de acordo com uma pesquisa online em andamento liderada pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O projeto, chamado de MY World (MEU mundo), coleta opiniões para ajudar a guiar os líderes globais no processo de construção de uma nova agenda de desenvolvimento global. A ONU quer envolver o maior número de pessoas possível, não importando o país, idade ou renda até 2015.

Mais de 1,1 milhão de pessoas de mais de 190 países já participaram até este post ser publicado. Segundo a ONU, a maioria dos votos vêm da Índia, Nigéria, Camarões, Tailândia, Filipinas, Ruanda, Estados Unidos, Inglaterra, Brasil e Indonésia. A maioria dos participantes tem menos de 30 anos de idade.

A pesquisa funciona assim: você escolhe seis de 16 possíveis tópicos que podem fazer diferença em sua vida e que devem ser tratados como prioridade para os governantes. As opções foram criadas a partir de pesquisas já existentes e cobrem os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, além de áreas de sustentabilidade, segurança, governança e transparência.

Você pode votar clicando aqui, e também comparar o resultado levando em conta gênero, idade, país ou o Índice de Desenvolvimento Humano (o IDH, que resume o nível de desenvolvimento de um país levando em conta a saúde, educação e renda).

O resultado da enquete vai se juntar a dados coletados por SMS e ações offline de mais de 700 entidades civis do mundo inteiro. Os dados parciais já foram transformados em um relatório apresentado na Assembleia Geral da ONU e em uma exposição interativa.

A propósito, qualquer semelhança dessas prioridades com os protestos ocorridos em junho no Brasil não é mera coincidência.

Prioridades da América Latina no MY World

Prioridades da América Latina no MY World (Arte: ONU)

Imagem destaque: Criança pratica sua escrita durante aula do jardim de infância em Tachilek, Myanmar (Foto: UN Photo/Kibae Park - CC BY/NC/ND)

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

FOLLOW ME

  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Flickr
  • YouTube
  • Google+
  • Campuse.ro
  • RSS