Música no ritmo da Copa do Mundo

Que a Copa do Mundo de futebol é um dos maiores eventos esportivos do planeta, isso todo mundo já sabe. Seu impacto no turismo, na mídia, o clima que envolve bilhões de pessoas ao redor do mundo é comparado apenas aos dos Jogos Olímpicos. Isso não é novidade.

Dentre os mercados que ganham uma força com o mundial, está o da música. Desde pelo menos o ano de 1986, segundo a Wikipedia, existe pelo menos uma canção-tema para cada edição da Copa do Mundo. Elas são, digamos, o “esquenta” do evento e não por acaso entram nas paradas de sucesso.

A faixa também é tocada durante a Copa, principalmente na cerimônia de abertura, embora não tenha tanta atenção da mídia quanto a abertura de uma Olimpíada. Além disso, algumas vezes são usadas em vinhetas e campanhas publicitárias.

As músicas-tema, que podem ser originárias do país-sede ou não, são geralmente cantadas em inglês. Algumas são misturadas com espanhol ou são gravadas em duas versões diferentes: no idioma local e em inglês. Isso me faz pensar como será na Copa de 2014, no Brasil. Será que haverá uma mistura interessante de artistas cantando em dois idiomas?

As músicas-tema fazem parte de algumas das coisas que gosto de acompanhar do clima envolvente dos grandes eventos esportivos. Confira as músicas escolhidas para marcar a competição nas últimas edições.

Copa do Mundo da FIFA África do Sul 2010

Apesar de frequentemente ser classificada como música-tema oficial da competição, “Wavin’ Flag” é a música escolhida pela Coca-Cola para sua campanha publicitária que envolve, entre outras coisas, o tour do troféu da Copa. A canção oficial é “Waka Waka”, da Shakira.

A marca é uma das patrocinadoras do mundial e, apesar de estar na cara que o clipe é um comercial de 3 minutos muito bem produzido, muita gente prefere a música do Somaliano K’naan a da colombiana Shakira. Eu entre eles.

Existem três versões da música “Wavin’ Flag”. A original, que aborda a identidade do povo africano, e dois remixes feitos para o evento, com levada e letras mais alegres. Uma em inglês, e outra com trechos em espanhol cantados por David Brisbal.

“Wavin’ Flag”, por K’naan

“Waka Waka (This Time for Africa / Esto es África)”, por Shakira

Copa do Mundo da FIFA Alemanha 2006

Gravada em duas versões, em inglês e alemão, a música tem um clipe de uma edição muito bem feita. Utiliza imagens de arquivo da FIFA com uma partida disputada entre crianças de diversas nacionalidades em um campo de várzea. Com direito a aparição de narrações de gols históricos, dentre eles o de Galvão Bueno no gol de Ronaldo na final da Copa do Mundo de 2002.

“Celebrate the Day”, por Herbert Grönemeyer

Copa do Mundo da FIFA Coréia e Japão 2002

Nem Japão, nem Coréia. A música-tema da Copa de 2002 é da norte-americana Anastacia. A cantora parece não ter feito muito sucesso nos Estados Unidos, mas foi reconhecida pelos asiáticos.

A música “Boom” dividiu espaço com um hino feito especialmente para a competição, composto por ninguém mais que Vangelis, que compôs o tema do filme “Carruagens de Fogo”, ganhador do Oscar, hoje facilmente associado aos Jogos Olímpicos.

O hino da Copa de 2002 ganhou até uma versão eletrônica, composta pelo próprio, cujo clipe é uma obra de arte. Anos depois, a FIFA adotou um hino próprio, reproduzido antes de jogos oficiais organizados pela entidade e nas vinhetas de TV.

“Boom”, por Anastacia

“Hino da Copa do Mundo FIFA 2002”, por Vangelis

Copa do Mundo da FIFA França 1998

Uma das provas da impulsão dos temas escolhidos para os mundiais está na música “La Copa de La Vida”, cantado por Ricky Martin em espanhol e em inglês. Já o hino oficial é interpretado por Youssou N’Dour & Axel Red. Nessa música, na parte instrumental, um gol de Ronaldinho é narrado por um suposto locutor brasileiro.

“La Cour des Grands”, por Youssou N’Dour e Axel Red

“La Copa de La Vida”, por Ricky Martin

7 comentários

Deixe uma resposta

FOLLOW ME

  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Flickr
  • YouTube
  • Google+
  • Campuse.ro
  • RSS