A Tribuna Online – Centenário da Imigração Japonesa (2008)

Reportagem publicada em A Tribuna Online - Especial Centenário da Imigração Japonesa no Brasil

Comunidade japonesa realiza levantamento populacional

Em meio às comemorações do Centenário da Imigração Japonesa, um novo levantamento populacional de imigrantes e descendentes será realizado em todo o território nacional.

Na última pesquisa, realizada em 1988, o número de membros da comunidade japonesa no Brasil já chegava a cerca de 1.280.000 pessoas. Hoje, a colônia representa o maior número de japoneses fora do Japão.

Reimei Yoshioka, coordenador da comissão de cultura e projetos da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, explica que o levantamento será dividido em três etapas. A primeira será por amostragem, em que haverá uma equipe especializada que irá de porta em porta nas áreas selecionadas com base no censo nacional, realizado em 2000, e que fará entrevistas. “Nessa fase já é possível obter um resultado bem fiel à realidade”, afirma.

A segunda etapa da pesquisa será feita com ajuda da internet. Segundo Yoshioka, o mesmo questionário da fase de amostragem será disponibilizado em um site especializado, no qual cada um que se interessar em colaborar poderá preenchê-lo.

Na terceira e última fase, as pesquisas serão feitas com a ajuda das entidades nipo-brasileiras espalhadas pelo Brasil. “As entidades que quiserem colaborar receberão o questionário para fazer a entrevista ou de porta em porta ou na associação”, conta. Ele ainda explica que é por meio desta fase que os dados poderão ser aproveitados localmente, em que cada entidade poderá saber as estatísticas ligadas à colônia japonesa na sua região.

Segundo Yoshioka, fazem parte da pesquisa dados como quantas pessoas residem no mesmo endereço, local de nascimento, grau de instrução, conhecimento dos idiomas japonês e português, atividade que exercem e se há algum familiar atualmente no Japão. “Após todas as etapas, todos os resultados serão reunidos para estabelecer um número final que será divulgado ainda este ano”.

A Tribuna Online, 17 de junho de 2008.

FOLLOW ME

  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Flickr
  • YouTube
  • Google+
  • Campuse.ro
  • RSS