Os shows de animesongs que vão agitar o Anime Friends 2011

Hironobu Kageyama no Anime Friends 2008

Hironobu Kageyama, cantor das músicas-tema de Dragon Ball Z e Changeman, foi um dos artistas convidados do Anime Friends 2008 (Foto: Arquivo Pessoal / Matheus Misumoto)

Esta segunda postagem sobre o Anime Friends 2011 é dedicada aos shows internacionais. Como disse no post anterior, o maior evento de animê e mangá do País ganhou fama com as apresentações dos artistas que cantam os temas das animações e seriados de super-herois japoneses. Desde a primeira edição do evento, em 2003, o show de cantores do gênero AnimeSongs é considerado o ponto alto da convenção, juntamente com as finais dos concursos de cosplay.

O núcleo de atrações internacionais se divide em dois. O Talk & Live, em que os shows acontecem com rápidos intervalos para entrevistas no palco feitas por apresentadores, e o Super Friends Spirits, o show de encerramento em que todos os cantores convidados se revezam no palco cantando seus maiores sucessos. O nome supostamente é uma referência ao Super Sentai Spirits, um megashow que reunia quase todos os cantores dos temas do formato super-sentai dos seriados tokusatsus.

Vamos aos cantores de AnimeSongs do Anime Friends deste ano:

Nobuo Yamada (NoB)

Nobuo Yamada, ou NoB, como é conhecido, canta o tema de “Cavaleiros do Zodíaco”, um dos animês mais famosos de todos os tempos. A música “Pegasus Fantasy” é, disparada, a mais marcante nos eventos de animê no Brasil. Tanto que virou uma espécie de hino dos fãs. O tema foi gravado na época que ele era vocalista da banda MAKE-UP, que acabou após o sucesso alcançado com a série. Na trilha sonora do animê, ainda canta as músicas Blue Forever e, no filme “Prólogo do Céu”, o tema “Never”.

Seguindo carreira solo, seus sucessos mais recentes estão ligados aos seriados tokusatsu. Em 2006, foi convidado para cantar a música de abertura de Gou Gou Sentai Boukenger, título que marcou os 30 anos da franquia super-sentai.


Nobuo Yamada – Abertura de Gou Gou Sentai Boukenger

Psychic Lover

A dupla, formada por Yoffy no vocal e Imajo na guitarra, é um dos destaques recentes do cenário dos AnimeSongs. A banda Psychic Lover foi formada originalmente em 1998 com 6 integrantes, mas só os dois prosseguiram até hoje.

O vocalista, Yoffy, já trabalhou com nomes de peso do gênero como Masaaki Endoh, Sister Mayo e Eizo Sakamoto. A dupla gravou diversos temas de animês, dentre eles a série Transformers: Armada, mas foi com a participação nos tokusatsus que a Psychic Lover passou a ganhar maior destaque.

Eles gravaram a música de abertura de Tokusou Sentai Dekaranger, seriado que ficou conhecido no ocidente como Power Rangers SPD, além do tema de Samurai Sentai Shinkenger, chamado recentemente de Power Rangers Samurai. Aliás, duas das músicas que gosto muito.

Desde o ano de 2007, a Psychic Lover faz parte do Project.R, um grupo musical formado pela Nippon Columbia e a Toei Company para interpretar as trilhas sonoras das séries super-sentai a partir de Engine Sentai Go-onger. Assim como no JAM Project, cada artista também segue sua carreira individualmente.  O line-up completo do Project.R ainda tem outros artistas como Hideyuki Takahashi, Sister MAYO, Takafumi Iwasaki, Hideaki Takatori. Takayoshi Tanimoto e NoB, que se apresentam no AF deste ano, também fazem parte.


Psychic Lover – Boukensha ON THE ROAD (Encerramento de Gou Gou Sentai Boukenger)

Akira Kushida

Kushida é uma das lendas vivas das AnimeSongs. Tem quase 30 anos de carreira e emplacou músicas que resgatam momentos nostalgicos de quem viveu a Geração Manchete, a época em que o extinto canal passava seriados japoneses. Esteve na primeira edição do evento e voltou outras vezes.

Dentre as músicas-tema, estão as das séries Taiyou Sentai Sun Vulcan, Bakuryu Sentai Abaranger, Uchuu Keiji Gyaban, Kyoju Tokusou Juspion (Jaspion!) e Sekai Ninja Sen Jiraiya (!). Assisti o show dele em 2005, na época em que ainda estava descobrindo as AnimeSongs. Vale a pena!


Akira Kushida – Abertura de Sekai Ninja Sen Jiraya

M.O.V.E.

A grande novidade deste ano do Anime Friends é o show do grupo M.O.V.E., formada pelo produtor T-Kimura (compositor), Motsu (vocal), e Yuri (vocal). Apesar de ter algumas músicas do repertório em animês, eles fazem parte do gênero Pop Japonês, o J-Pop. A partir da década de 90, nomes do pop e do rock japonês começaram a ter suas músicas como trilhas sonoras de novas séries. A intenção é usar o animê para impulsionar um novo artista, assim como o inverso: um artista mainstream impulsionar uma nova série.

Detalhes de mercado musical à parte, o M.O.V.E. mistura música eletrônica principalmente com rap e rock, dentre outros gêneros. O primeiro sucesso foi com a música de abertura da primeira temporada do animê de corridas de rua Initial D, chamada “Around The World”. Também são responsáveis pelo encerramento da primeira temproada, “Rage your Dream”, além de “Break In2 the Nite”, “Blazin’ Beat”, “Gamble Rumble”, “Dogfight”, “Blast My Desire”, “Nobody Reason” and “Noizy Tribe”. Todas da mesma série.

Em Final Fantasy: Unlimited, cantam “Romancin Train”, e no game Dynasty Warriors 2, “Can’t Quit This!!!! Knock’em Out [SH Funk Mix]”. Sua relação com as AnimeSongs também incluem versões de músicas famosas como o tema de Evangelion, que rendeu um álbum inteiro dedicado a isso.

Por ser algo diferente das AnimeSongs tradicionais e modernas, levando mais para a música eletrônica, é uma apresentação que vale a pena ficar de olho. “Around the World”, “Blazin’ Beat”, “Dogfight” e “Super Sonic Dance” são as faixas que recomendo :)


m.o.v.e. – DOGFIGHT (Abertura de Initial D)

Takayoshi Tanimoto

Também integrante do Project.R, Tanimoto entrou para as AnimeSongs em 2002, com a música-tema da evolução na série Digimon Tamers. Além de “One Vision”, canta os temas de abertura e encerramento de Dragon Ball Kai e a abertura de Juuken Sentai Gekiranger. Será a segunda apresentação do cantor no Brasil. No ano passado, ele esteve no SuperHeroCon, em Recife/PE.

Serviço

Anime Friends 2011
Quando? 08, 09, 10, 15, 16 e 17 de julho, das das 10h às 21h
Onde? Centro de Exposições Mart Center (Rua Chico Pontes, 1500 – Vila Guilherme – São Paulo, SP)
Quanto? De R$ 20,00 à R$ 35,00 (Consulte no site)
Site oficial: www.animefriends.com.br

3 comentários

Deixe uma resposta

FOLLOW ME

  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Flickr
  • YouTube
  • Google+
  • Campuse.ro
  • RSS