Dia de reunião com o Embaixador do Japão em Brasília

Neste mês tive a oportunidade de ir à Brasília, juntamente com um grupo de diretores da Associação Japonesa de Santos, para participar de mais uma etapa para a devolução definitiva do imóvel da Associação Japonesa de Santos, onde sou diretor de comunicação desde 2009.

O casarão onde funciona a entidade foi confiscado pelo governo brasileiro após a Segunda Guerra Mundial, na década de 1940. A mobilização visa a entrada da votação do projeto de lei que autoriza o ato na pauta da Câmara dos Deputados. A proposta, elaborada pelo então parlamentar Koyu Iha, tramita no Congresso Nacional desde 1994 e foi retomada pelo deputado federal João Paulo Papa.

Depois de quase duas horas de viagem, chegamos à Brasília. Como ainda estava cedo, paramos para uma rápida visita ao Memorial JK, antes dos compromissos do dia. Vale a visita não só pela arquitetura, mas também pela história do presidente responsável pela construção da capital federal.

Em seguida, fomos recepcionados pelo Embaixador do Japão no Brasil, Kunio Umeda, que nos convidou para um almoço em que abordou vários assuntos ligados ao cotidiano da entidade e à comunidade japonesa no Brasil com o grupo.

Seguimos para a residência oficial na embaixada, onde Umeda apresentou as últimas iniciativas e atividades que têm sido desenvolvidas para o fortalecimento da comunidade nipo-brasileira. Dentre elas, o incentivo ao intercâmbio de brasileiros nikkeis e não-descendentes no Japão, programas de difusão e aprimoramento do ensino da língua e culinária japonesas e apoio aos festivais culturais.

Foto com o Embaixador do Japão em Brasília

Comitiva da Associação Japonesa posa para foto com o Embaixador do Japão

O embaixador também destacou o programa “Sport for Tomorrow”, de intercâmbio esportivo. Umeda lembrou que a cidade de Tóquio receberá os Jogos Olímpicos de 2020, após a edição deste ano no Rio de Janeiro. Dentre as realizações do programa estão a doação de equipamentos e aumento de voluntários da JICA (Agência de Cooperação Internacional do Japão) na área esportiva.

Após a apresentação, acompanhei a comitiva até a Câmara dos Deputados, onde haveria uma reunião com o primeiro secretário da Mesa Diretora da Câmara. O pedido de celeridade na votação do projeto de lei contou com o reforço do Embaixador do Japão, que também participou do encontro. O projeto de lei já passou pelo Senado Federal e, caso colocado em pauta e aprovado em plenário, o texto seguirá para sanção presidencial.

A comitiva deixou o encontro com a intenção dos parlamentares presentes na reunião em colocar o projeto de lei, que já tramita em regime de urgência, na ordem do dia para a apreciação do plenário da Câmara dos Deputados.

Imagem destaque: Embaixador apresentou iniciativas de fortalecimento da comunidade nipo-brasileira em reunião em sua residência oficial

1 comentário

    Pingback:

    […] políticas municipais, estaduais e federais de vários partidos se envolveram na causa. Em julho, participei de uma comitiva de diretores da Associação que se reuniu com o primeiro secretário da Mesa Diretora da […]

Deixe uma resposta

FOLLOW ME

  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Flickr
  • YouTube
  • Google+
  • Campuse.ro
  • RSS